Imagina fazer um produto escalável produzido a partir dos seus conhecimentos para entregar soluções reais para o seu público?
E de quebra aumentar sua autoridade na internet e faturar grandes quantias de dinheiro.
Isso tudo é possível através da criação de um Infoproduto.
Quer saber o que ele é e o que fazer para ganhar dinheiro na internet? Veja agora exatamente o que fazer.
O que é um Infoproduto?
Infoprodutos, também conhecidos como produtos de informação, são artigos intangíveis que podem ser visualizados através de computadores, smartphones e tablets, como por exemplo:
- Ebooks;
- Podcasts;
- Screencasts;
- Cursos Online.
Eles podem ser vendidos ou veiculados gratuitamente. São formas de propagar conhecimento de forma mais rápida e dinâmica.
Tipos de Infoproduto
Existem vários tipos de infoproduto, sendo os principais:
1) Ebook
Quem nunca baixou um e-book de um tema que gosta bastante e depois acabou procurando a empresa?
Ebooks são arquivos, geralmente em PDF, que trazem conteúdo mais aprofundado sobre um determinado tema. Ele pode trazer títulos como:
- Guia sobre…
- O que você precisa saber sobre…
- X Dicas para…
Esse tipo de infoproduto é uma das técnicas mais eficientes para gerar leads e o usuário pode ter acesso em qualquer lugar, a partir de computadores, smartphones e tablets.
A junção desses fatores fazem com que o ebook tenham muito espaço na estratégia de Marketing Digital das empresas das mais diversas áreas!
Vale dizer que ele é uma forma bem complexa!
Além de planejar todo o conteúdo para solucionar algum problema relevante da persona, ainda há toda a parte de ilustração, gráficos. layout. enfim, toda a parte gráfica que deve ser pensada para tornar a experiência do usuário ainda melhor.
2) Podcasts
Os podcasts são, normalmente, a gravação do áudio de uma entrevista ou reunião entre várias pessoas que tem um tema específico e elas vão discutindo sobre o assunto – tipo como um programa de rádio mesmo, sabe?
É uma modalidade que vem ganhando espaço devido ao seu fácil consumo, muitos usuários relatam gostar de escutar ao dirigir ou fazer outras atividades manuais.
Inclusive o próprio Spotify lança o ranking dos podcasts mais ouvidos pelo usuário durante o ano.
3) Webinars
Sabe aquele influenciador que você segue que marcou uma live no Youtube às 20hrs de uma segunda-feira?
Esse é um exemplo claro de um Webinar.
Ele é feito ao vivo e isso ajuda a criar comprometimento com o público.
É uma forma de gerar leads com menos esforço e menos investimento se comparado ao ebook.
Entretanto ele é melhor usado se servir como ajuda para explicar outros conteúdos que você já criou.
4) Cursos Online
Essa é a modalidade mais abrangente dos infoprodutos! É possível criar um curso de culinária, outro sobre pole dance, ou ainda boas práticas para alunos de engenharia civil.
Eles são uma sequência de aulas gravadas que o usuário tem acesso 24hrs por dia por um determinado período indicado no ato da contratação, de onde quer que ele esteja, seja por smartphone, computador ou tablet.
É uma excelente alternativa mais acessível para os usuários que desejam ter conhecimentos cada vez mais profundos em determinado tema.
É sempre importante frisar que este, como todos os demais infoprodutos, deve entregar um valor relevante a sua persona, e nesse em especial acrescentamos a ideia de que o vídeo deve ser de ótima qualidade para garantir que todos os recursos visuais, que são indispensáveis aqui, sejam vistos com a maior clareza possível.
5) Screencasts
Screencasts também são um tipo de vídeo com a diferença que é a tela do computador que aparece, e não um cenário ou alguém explicando algo.
É comum ver screencasts em gameplays, em que os jogadores compartilham as telas para ensinar, dar dicas de determinado jogo ou partida.
Vários cursos online, inclusive, são apresentados dessa forma.
Agora que você já sabe o que e quais tipos vocês pode criar é a hora de saber como colocar um infoproduto no ar, certo?
Vamos lá!
Criando um infoproduto
Todo infoproduto deve ter um planejamento prévio detalhado. E ainda tão importante é o planejamento de marketing.
Erico Rocha, especialista em lançamento de infoprodutos com o objetivo de gerar faturamentos de 6 a 8 dígitos em 7 dias, fez um vídeo sobre o primeiro passo para a criação de um infoproduto:
Agora você já conseguiu perceber a importância de uma boa estratégia de Marketing para iniciar o seu infoproduto, certo?
Então você já percebeu que é importante pensar em:
- Um produto que seja de real interesse da sua persona
- Landing Page
- Redes Sociais
- Divulgação (Seja através de site, blog, guestposts)
- E-mail Marketing
- Utilizar Programa de Afiliados
- Tudo pensando em boas práticas de SEO
E depois disso tudo, é importante se certificar que o seu infoproduto:
- Tem o melhor conteúdo possível, e que seja diferente de tudo o que já existe na internet sobre o mesmo tema
- Foi feito no formato ideal de acordo com a sua persona
- Tenha o produto final incrível!
Como ganhar dinheiro com infoproduto
E por fim, mas de jeito nenhum menos importante, como gerar renda com o seu infoproduto?
O sucesso de um infoproduto vem de todos os fatores que citamos no item acima com a junção de algumas boas práticas, sendo elas:
NUNCA esqueça a Consistência!
O ponto crucial de toda a criação da base do seu público é a sua consistência! Portanto, quando se propuser a criar conteúdo esteja disposto a não parar mais. Muitos projetos morrem na praia porque seus idealizadores não conseguiram manter aquilo a médio e longo prazo. Então entenda, de uma vez por todas, que, estabelecido o seu conteúdo e a frequência com que ele será postado: CUMPRA!
Seja paciente.
Autoridade não se gera do dia pra noite, assim como comunidade também não! É importante dar tempo para que suas ações surtam efeito. Mas lembre-se que só esperar não traz resultados, como já dissemos acima, é importante ser consistente em todo o processo, no final das contas, é um dos grandes fatores para o sucesso.
Não caia no erro mais comum do fracasso de um infoproduto: não saber esperar o tempo que a sua consistência leva para gerar resultados!
Diversifique seus infoprodutos
Os tipos são diversos, então por que não utilizar disso e criar vários formatos de infoproduto – até mesmo com conteúdo semelhantes – se fizer sentido para a sua audiência?!
Por exemplo, é comum em cursos online ou webinars, os infoprodutores disponibilizarem um ebook como material de apoio.
Ou Ebooks encaminharem para ferramentas, como é o caso da Rock Content, que tem um ebook sobre personas e nele encaminha o leitor para o Gerador de Personas.
Crie um processo de vendas
Certifique-se que todos os recursos para converter leads estão de acordo com a estratégia na hora da venda.
- Caprichar no Inbound Marketing.
- Se sua landing page está chamando mesmo para uma ação.
- Se houver um time de vendas, que ele esteja bem treinado para o Outbound Marketing e para atender seus futuros clientes com possíveis dúvidas e dificuldades.
- Criar anúncios direcionados para a persona certa.
Sempre otimize o processo
O Profissional de marketing não abre o olho sem dados para futuras tomadas de decisão.
E esses dados serão de EXTREMA importância para o sucesso do seu projeto. É através deles que otimizaremos, ou seja, ajustaremos o que não está tão legal e manteremos o que está sendo bom para o sucesso desse infoproduto.
Então quando estivermos lá na fase do planejamento da estratégia que mencionamos no primeiro item deste tópico já é interessante traçar quais serão os KPI’s, ou indicadores-chave de desempenho, que utilizaremos para mensurar como vai a campanha desse infoproduto. Existem:
- o ROI, o Retorno sobre o Investimento,
- o CAC, o Custo por Aquisição de Cliente e diversos outros que podem ser utilizados nessa estratégia.
Pronto! Agora você já sabe o que é necessário para criar um infoproduto e para ganhar dinheiro com ele, agora é validar a sua ideia e fazer ela acontecer!
Surgiu alguma dúvida? Comenta aqui, a gente adora trocar uma ideia. Se ainda tiver curioso sobre o assunto, sugiro que você leia esse post: