Infoproduto: O que é e como ganhar dinheiro na internet

O mercado digital está em alta, isso significa que você pode - e deve - tirar proveito desse cenário.

Camila Linhares
Camila Linhares
Analista de Marketing

Imagina fazer um produto escalável produzido a partir dos seus conhecimentos para entregar soluções reais para o seu público?

E de quebra aumentar sua autoridade na internet e faturar grandes quantias de dinheiro.

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Isso tudo é possível através da criação de um Infoproduto.  

Quer saber o que ele é e o que fazer para ganhar dinheiro na internet? Veja agora exatamente o que fazer.

O que é um Infoproduto?

Infoprodutos, também conhecidos como produtos de informação, são artigos intangíveis que podem ser visualizados através de computadores, smartphones e tablets, como por exemplo:

  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Screencasts;
  • Cursos Online.

Eles podem ser vendidos ou veiculados gratuitamente. São formas de propagar conhecimento de forma mais rápida e dinâmica. 

Tipos de Infoproduto

Existem vários tipos de infoproduto, sendo os principais:

1) Ebook

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Quem nunca baixou um e-book de um tema que gosta bastante e depois acabou procurando a empresa?

Ebooks são arquivos, geralmente em PDF, que trazem conteúdo mais aprofundado sobre um determinado tema. Ele pode trazer títulos como:

  • Guia sobre…
  • O que você precisa saber sobre…
  • X Dicas para…

Esse tipo de infoproduto é uma das técnicas mais eficientes para gerar leads e o usuário pode ter acesso em qualquer lugar, a partir de computadores, smartphones e tablets.

A junção desses fatores fazem com que o ebook tenham muito espaço na estratégia de Marketing Digital das empresas das mais diversas áreas! 

Vale dizer que ele é uma forma bem complexa! 

Além de planejar todo o conteúdo para solucionar algum problema relevante da persona, ainda há toda a parte de ilustração, gráficos. layout. enfim, toda a parte gráfica que deve ser pensada para tornar a experiência do usuário ainda melhor.

2) Podcasts

Os podcasts são, normalmente,  a gravação do áudio de uma entrevista ou reunião entre várias pessoas que tem um tema específico e elas vão discutindo sobre o assunto – tipo como um programa de rádio mesmo, sabe? 

É uma modalidade que vem ganhando espaço devido ao seu fácil consumo, muitos usuários relatam gostar de escutar ao dirigir ou fazer outras atividades manuais. 

Inclusive o próprio Spotify lança o ranking dos podcasts mais ouvidos pelo usuário durante o ano.

3) Webinars

Sabe aquele influenciador que você segue que marcou uma live no Youtube às 20hrs de uma segunda-feira?

Esse é um exemplo claro de um Webinar. 

Ele é feito ao vivo e isso ajuda a criar comprometimento com o público. 

É uma forma de gerar leads com menos esforço e menos investimento se comparado ao ebook. 

Entretanto ele é melhor usado se servir como ajuda para explicar outros conteúdos que você já criou.

4) Cursos Online

Essa é a modalidade mais abrangente dos infoprodutos! É possível criar um curso de culinária, outro sobre pole dance, ou ainda boas práticas para alunos de engenharia civil.

Eles são uma sequência de aulas gravadas que o usuário tem acesso 24hrs por dia por um determinado período indicado no ato da contratação, de onde quer que ele esteja, seja por smartphone, computador ou tablet. 

É uma excelente alternativa mais acessível para os usuários que desejam ter conhecimentos cada vez mais profundos em determinado tema.

É sempre importante frisar que este, como todos os demais infoprodutos, deve entregar um valor relevante a sua persona, e nesse em especial acrescentamos a ideia de que o vídeo deve ser de ótima qualidade para garantir que todos os recursos visuais, que são indispensáveis aqui, sejam vistos com a maior clareza possível.

5) Screencasts

Screencasts também são um tipo de vídeo com a diferença que é a tela do computador que aparece, e não um cenário ou alguém explicando algo.

É comum ver screencasts em gameplays, em que os jogadores compartilham as telas para ensinar, dar dicas de determinado jogo ou partida.

Vários cursos online, inclusive, são apresentados dessa forma.

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Agora que você já sabe o que e quais tipos vocês pode criar é a hora de saber como colocar um infoproduto no ar, certo? 

Vamos lá!

Criando um infoproduto

Todo infoproduto deve ter um planejamento prévio detalhado. E ainda tão importante é o planejamento de marketing.

Erico Rocha, especialista em lançamento de infoprodutos com o objetivo de gerar faturamentos de 6 a 8 dígitos em 7 dias, fez um vídeo sobre o primeiro passo para a criação de um infoproduto:

Agora você já conseguiu perceber a importância de uma boa estratégia de Marketing para iniciar o seu infoproduto, certo?

Então você já percebeu que é importante pensar em:

  • Um produto que seja de real interesse da sua persona
  • Landing Page
  • Redes Sociais
  • Divulgação (Seja através de site, blog, guestposts)
  • E-mail Marketing
  • Utilizar Programa de Afiliados
  • Tudo pensando em boas práticas de SEO

E depois disso tudo, é importante se certificar que o seu infoproduto:

  • Tem o melhor conteúdo possível, e que seja diferente de tudo o que já existe na internet sobre o mesmo tema

  • Foi feito no formato ideal de acordo com a sua persona
  • Tenha o produto final incrível!

Como ganhar dinheiro com infoproduto

E por fim, mas de jeito nenhum menos importante, como gerar renda com o seu infoproduto?

O sucesso de um infoproduto vem de todos os fatores que citamos no item acima com a junção de algumas boas práticas, sendo elas:

NUNCA esqueça a Consistência!

O ponto crucial de toda a criação da base do seu público é a sua consistência! Portanto, quando se propuser a criar conteúdo esteja disposto a não parar mais. Muitos projetos morrem na praia porque seus idealizadores não conseguiram manter aquilo a médio e longo prazo. Então entenda, de uma vez por todas, que, estabelecido o seu conteúdo e a frequência com que ele será postado: CUMPRA!

Seja paciente.

Autoridade não se gera do dia pra noite, assim como comunidade também não! É importante dar tempo para que suas ações surtam efeito. Mas lembre-se que só esperar não traz resultados, como já dissemos acima, é importante ser consistente em todo o processo, no final das contas, é um dos grandes fatores para o sucesso.

Não caia no erro mais comum do fracasso de um infoproduto: não saber esperar o tempo que a sua consistência leva para gerar resultados!

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Diversifique seus infoprodutos

Os tipos são diversos, então por que não utilizar disso e criar vários formatos de infoproduto – até mesmo com conteúdo semelhantes – se fizer sentido para a sua audiência?!

Por exemplo, é comum em cursos online ou webinars, os infoprodutores disponibilizarem um ebook como material de apoio.

Ou Ebooks encaminharem para ferramentas, como é o caso da Rock Content, que tem um ebook sobre personas e nele encaminha o leitor para o Gerador de Personas.

Crie um processo de vendas

Certifique-se que todos os recursos para converter leads estão de acordo com a estratégia na hora da venda. 

  • Caprichar no Inbound Marketing.
  • Se sua landing page está chamando mesmo para uma ação.
  • Se houver um time de vendas, que ele esteja bem treinado para o Outbound Marketing e para atender seus futuros clientes com possíveis dúvidas e dificuldades.
  • Criar anúncios direcionados para a persona certa.

Sempre otimize o processo

O Profissional de marketing não abre o olho sem dados para futuras tomadas de decisão.

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 E esses dados serão de EXTREMA importância para o sucesso do seu projeto. É através deles que otimizaremos, ou seja, ajustaremos o que não está tão legal e manteremos o que está sendo bom para o sucesso desse infoproduto.

Então quando estivermos lá na fase do planejamento da estratégia que mencionamos no primeiro item deste tópico já é interessante traçar quais serão os KPI’s, ou indicadores-chave de desempenho, que utilizaremos para mensurar como vai a campanha desse infoproduto. Existem: 

  • o ROI, o Retorno sobre o Investimento, 
  • o CAC, o Custo por Aquisição de Cliente e diversos outros que podem ser utilizados nessa estratégia.

Pronto! Agora você já sabe o que é necessário para criar um infoproduto e para ganhar dinheiro com ele, agora é validar a sua ideia e fazer ela acontecer! 

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Surgiu alguma dúvida? Comenta aqui, a gente adora trocar uma ideia. Se ainda tiver curioso sobre o assunto, sugiro que você leia esse post:

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