Sem isso a sua empresa não será um sucesso.

Isabella Nogueira
Isabella Nogueira
Social Media & Copywriter

Quer que sua empresa atinja o auge da produtividade?

Você quer liderar sua equipe para isso? 

Se você disse sim a essas duas perguntas, leia este artigo.


O primeiro passo para  negócio ser um sucesso é promover ações não só para o público externo, mas também, da porta para dentro. 

Você precisa – e deve – cuidar das pessoas que tem o poder de tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso:

Seus colaboradores. 

E é esse o objetivo do endomarketing – ou marketing interno: criar um ambiente em que os integrantes da equipe sejam encorajados a manter o engajamento com a empresa. 

O resultado disso?

É a transformação dos trabalhadores em verdadeiros embaixadores da marca, que estão alinhados a visão e valores da empresa

Esse é o elemento ”super poderoso” para fazer com que sua empresa se diferencie das demais:

Engajar as pessoas que fazem a roda girar. 

 

 

E como fazer isso?

 

 

Você precisa trabalhar sua comunicação para que inspire-os e 

motive-os para que trabalhem não só pelo dinheiro mas, também, pelo propósito de estarem inseridos em algo maior. 

 

E pode ter certeza, trazer essa clareza para os colaboradores, impactará diretamente nos resultados. 

Hoje vou te mostrar 6 formas de como você pode trabalhar seu marketing interno, utilizando os Vídeos como o pulo do gato. 

Como sabemos que os vídeos facilitam a absorção do conhecimento, além de ter uma probabilidade maior de engajar e prender a atenção por mais tempo, de maneira natural. 

 

Vamos lá?

 

  1. Integração
 

É muito comum  que nos sintamos perdidos, sem saber o que fazer, quando chegamos em um lugar novo, não é?

E é para isso que serve um vídeo de integração.

 

 

Esse tipo deve apresentar as informações institucionais, abordando: 

  • Como é a empresa, 
  • Sua estrutura, se possui filiais, 
  • Como funciona a operação. 
 
 

Os vídeos são excelentes aliados neste processo de integração. 

 

Um dos maiores benefícios que um vídeo de integração possibilita é a redução do tempo, sendo capaz de transformar uma apresentação presencial de 1 hora em 10 minutos. 

 

Além disso, os vídeos permitem uma padronização maior na informação, afinal, integradores diferentes passam uma mesma informação de diferentes formas, e os vídeos garantem que todos os funcionários receberão exatamente a mesma mensagem.

 

  1. Treinamento

 

Empresas que investem recursos em treinamento de pessoal tendem a colher resultados cada vez melhores, pois um funcionário bem treinado se sentirá motivado para performar cada vez melhor.

 

E os treinamentos têm sido facilitados através da produção de vídeos.

 

Um vídeo de treinamento além de diminuir os tradicionais custos de deslocamento de equipe, materiais didáticos e a conciliação da agenda de todos os colaboradores envolvidos,  traz a facilidade de poder ser acessado mais de uma vez.

 

Pense só nos custos de deslocamento e logística da organização com um treinamento presencial, todas as vezes que um novo funcionário precisar passar por ele. 

É por isso que os vídeos fazem parte da solução ideal para um treinamento mais efetivo e barato.

 

 

  1. Final de ano
 

Os eventos de fim de ano são ótimas oportunidades para trabalhar o marketing interno e a valorização da empresa perante os colaboradores. 

Mais do que passar uma mensagem motivacional de fim de ano, esse tipo de vídeo pode colocar em pauta todas as conquistas obtidas durante os últimos 12 meses. 

Além de posicionar os colaboradores a respeito dos planos da empresa para o novo ano que está por vir. 

 

  1. Cultura Organizacional
 

É a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, começando pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. 

 

Os vídeos são uma ótima forma de transmitir os valores e comportamentos desejados pela organização, posicionando qual valor agrega para a sociedade, diante do mercado, dos clientes, e principalmente, perante o time de profissionais. 

 

 

  1. Institucionais 
 

Os vídeos institucionais são focados em apresentar a empresa, os produtos ou serviços, e até mesmo, a própria história. 

Apresentar vídeos institucionais para seus colaboradores que transmitam a mensagem correta, tende a reforçar os laços e fazê-los se sentirem como parte de algo maior.

 

  1. Segurança do trabalho
 

Um dos principais desafios da comunicação de segurança do trabalho é transmitir conteúdos densos de forma simples e interessante

 

E a produção de vídeos torna esse conteúdo mais próximo da realidade do trabalhador, por demonstrar de maneira visual a importância desses temas. 

Além de que é cientificamente comprovado que as pessoas se lembram de 50% por cento do que ouviram e viram contra apenas 10% do que lêem. 

Disponibilizar Vídeos de segurança do trabalho além de deixar os colaboradores informados e seguros acerca dos riscos, facilita a compreensão por ser mais didático e fácil de assimilar. 

 

O endomarketing é o principal meio pelo qual as empresas conseguem atrair e reter talentos, reduzir o turnover, aumentar o desempenho individual, e melhorar o clima organizacional. 

E tudo isso impacta diretamente nos resultados.

Uma empresa que não tem como premissa os funcionários, tem maiores chances de fracassar no longo prazo. 

E uma das melhores formas da comunicação ser efetiva com o público interno é utilizando os  vídeos. 

 

Através deles as informações são transmitidas de forma leve e agradável. 

 

Além disso, utilizando os vídeos como parte da estratégia de endomarketing, as empresas têm os custos diminuídos ao longo do tempo, por terem a facilidade de ficar armazenados para que sejam reutilizados. 

 

 

Só vantagens usar os vídeos, não é mesmo? 

 

 

Conta aqui nos comentários, sua liderança se preocupa em promover ações de marketing interno? 

 

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