Sua empresa precisa do Branding, se quiser construir uma marca forte.

Isabella Nogueira
Isabella Nogueira
Social Media & Copywriter

Conheça o caminho que vai te ajudar a construir uma boa estratégia de Branding. 

Se você deseja que a sua marca seja tão forte no mercado, ao ponto de ser a primeira a vir à memória dos seus clientes:

Vem comigo, que esse artigo é pra você!

Pra começar.. por que Branding é tão importante para as empresas?

Vamos começar fazendo um exercício… pense um pouco sobre tudo que lembrar daquela sua marca favorita.  

Pensou?

Muito provavelmente você se lembrou das cores, do slogan, de algum comercial que viu na TV ou até, daquele garoto propaganda que está representando a empresa, não foi?

Isso aconteceu por um motivo:

Essa empresa investe em estratégias de Branding. 

‘’Tá Isa, mas o que é Branding?’’

Branding, meu caro leitor, nada mais é do que o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores de uma empresa, que criam conexões emocionais conscientes e inconscientes.

Essas conexões são decisivas na hora do cliente escolher qual marca ele vai levar, no momento da compra. 

Foram essas conexões que te fizeram lembrar daquela marca que você pensou agora pouco, ao invés de qualquer outra!

E qual empresa não quer ser a primeira a ser lembrada pelos seus clientes, não é?

   Branding, é o que torna sua marca única.

E uma marca não se resume a um logo.

Acredite, muita gente acha que uma marca se resume a um logotipo. 

Claro que o logo é indispensável a uma marca,  pois é um elemento fundamental na hora de criar uma identidade e  fixá-la na mente (e nos coraçãozinhos) dos clientes.

Mas uma marca vai além disso, envolve todos os aspectos de um negócio. 

Quer um exemplo disso? 

Sabe aquele ronco característico da Harley Davidson?

Ele é parte da marca. 

Se você for um conhecedor de motos, tenho certeza que nem precisa ver uma Harley, só de escutar esse som aqui de olhos fechados, saberá que é uma. 

Ah! detalhe importante: 

Esse som é PATENTEADO, ou seja… nenhuma outra motocicleta pode copiá-lo desde os anos 90.

Mas voltando a falar sobre a importância que a marca tem para um negócio…. 

Como foi dito pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos: “Sua marca é o que outras pessoas falam sobre você quando você não está na sala”.

Ou seja, sua marca é parte da reputação do seu negócio!

E hoje, vou te mostrar as 2 fases essenciais que te ajudarão a construir uma marca forte.

O processo de construção de marca forte, também conhecido como Branding,  pode ser dividido em 2 principais fases:

  1. Estratégia de marca
  2. Identidade da marca
  • Estratégia de marca

Antes de mais nada, você precisa saber de uma coisa:

Uma marca não se constrói na mente de um consumidor, da noite para o dia. 

Ou você acha que a Coca cola se tornou ‘’A Coca Cola’’, em 1 ano?

Não, levou tempo, precisou de um planejamento estratégico de marca, até que ela ganhasse o coraçãozinho de Milhões de clientes apaixonados. 

Criar uma estratégia de Brand  é o primeiro passo que você precisa dar ao criar uma marca do zero (ou reformular uma existente). 

A estratégia é a fase que vai materializar uma ideia, e a partir disso todas as ações de posicionamento no mercado, serão feitos.  

‘’Tá, mas como faço minha estratégia?’’

Eis alguns pontos que vão te nortear nessa empreitada: 

  • Defina seu público alvo e persona (Dá uma olhadinha nesse artigo nosso)
  • Crie a visão, missão e  valores da sua empresa
  • Pesquise sobre seus concorrentes
  • Invista no Marketing de conteúdo
  • Marque presença nas redes sociais
  • Crie estratégias de posicionamento 

Ah, e mais importante:

Tenha consistência nas ações. 

Afinal, quem não é visto não é o que mesmo?

LEMBRADO!

  • Identidade de marca

Dá uma olhada nessa imagem abaixo:

Aposto uma paçoquinha que você lembrou do Mc’donalds, não foi?

Mesmo não estando escrito o nome por extenso em lugar algum alí. 

É Esse o papel de uma identidade visual:  

Fazer com que sua marca seja reconhecida, antes até, do nome dela ser dito.

Essa é uma poderosa ferramenta de fixação no cérebro do seu cliente. 

A identidade é um conjunto de elementos visuais que afetam a maneira como as pessoas percebem sua marca e o que ela significa para elas.

Acredite: as pessoas podem deixar de comprar de você apenas porque seus concorrentes parecem ‘’mais profissionais’’, baseado na identidade visual. 

(Mesmo que isso não seja verdade)

Sua identidade visual deve comunicar os valores da sua marca, é através dos mais diversos elementos visuais que você conseguirá materializar todos os pontos daquela estratégia que você pensou no passo anterior. .

É a ID, que fará com que seu negócio se torne facilmente reconhecível.

Isso inclui: 

  • seu logotipo;
  •  sua paleta de cores;
  • sua tipografia;
  • suas imagens;
  • sua embalagem;
  • seu site;
  • sua mídias sociais;

Entre outros.. 

Mas não me vá sair criando um ID de qualquer jeito, em!

Todos os aspectos que envolvem sua comunicação visual, devem ser muito bem estudados de forma que transmitam a mensagem correta. 

A marca de uma empresa é como um RG de apresentação, é ela quem vai ser o representante no  mercado. 

E vários aspectos, como: a qualidade do seu serviço; a imagem que sua empresa passa, e até boa parte da capacidade de conquistar a confiança do seu cliente, pode ser pré-determinada a partir dela. 

O processo de criar uma marca forte está longe de ser algo simples.

Não serão apenas essas 2 dicas que farão com que a sua estratégia de Branding fique pronta.

Mas essas 2 etapas, são indispensáveis para a construção dela.  

Fique Ligado, nos próximos artigos vou aprofundar em cada uma dessas fases.

Conta aqui nos comentários, sua empresa investe em estratégias de Branding?. 

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